O ReportaPorto é uma plataforma web e mobile disponibilizada ao cidadão para reportar ocorrências que acontecem em espaços públicos.
O que é o “ReportaPorto”?
É uma plataforma web e mobile onde o cidadão pode reportar ocorrências que se verificam nos espaços públicos.
Um local para localizar e descrever problemas na via pública.
Uma ferramenta que permite aos cidadãos e às autoridades acompanhar a resolução das ocorrências.
Quem pode aceder ao “ReportaPorto”?
Público em geral.
Porque é que não consigo visualizar corretamente a plataforma?
O Site é otimizado para os seguintes browsers: Google Chrome, Firefox, Safari e Microsoft Edge.
Qual o preço para aceder à plataforma?
É gratuito.
Quais os documentos e requisitos para aceder à plataforma?
Pode registar-se na plataforma através de email e password ou através da Autenticação.Gov. Não são necessários documentos para aceder à plataforma.
Para mais informações sobre a Autenticação.Gov consulte Portal de Autenticação - Faqs
Como posso inserir uma ocorrência?
Para reportar uma ocorrência deve:
Selecionar a rua onde se verifica a ocorrência, ou selecionar a localização no mapa, ou ainda permitir a deteção automática da localização pelo dispositivo.
Escolher a categoria e subcategoria que se aplica à situação em causa.
Indicar um breve título.
Fazer uma descrição da situação encontrada.
Opcionalmente pode anexar até três imagens.
Quantas ocorrências é possível reportar de cada vez?
Deve reportar cada ocorrência de forma individual, selecionando para o efeito a categoria e subcategorias correspondentes.
Onde posso consultar as minhas ocorrências?
No menu “As Minhas Ocorrências” pode consultar e acompanhar o estado das suas ocorrências.
O que é o número de ocorrência?
O número de ocorrência identificado como NOCM/00/2023/CMP é a referência utilizada pelos serviços da Câmara Municipal do Porto para a identificação da ocorrência reportada.
Por que razão a ocorrência que reportei não foi publicada?
Uma ocorrência apenas é publicada após a validação da equipa técnica da Câmara Municipal do Porto, que a coloca no estado “em análise”. Uma ocorrência também pode ser considerada inválida quando:
não são problemas da via pública que devam ser retificados
está fora do âmbito de atuação do Município do Porto.
Nesta situação, receberá uma notificação da Câmara Municipal do Porto a informar que a sua ocorrência foi considerada inválida.
Não consigo submeter uma ocorrência, estou sempre a receber uma mensagem para corrigir os erros assinalados, como posso resolver?
Quando tenta submeter uma ocorrência com uma localização inválida surge uma breve descrição “Nenhum resultado encontrado”. Só após selecionar uma rua válida é que poderá submeter com sucesso uma ocorrência.
Submeti uma ocorrência com sucesso e não recebi o e-mail de confirmação, tenho que submetê-la novamente?
O envio do e-mail é automático, mas por vezes existe um atraso entre a submissão da ocorrência e o envio da mensagem de correio eletrónico. Se foi exibida uma mensagem de que submeteu uma ocorrência com sucesso aguarde alguns minutos até que o email chegue. Pode também verificar o estado da sua ocorrência no menu “As minhas ocorrências”.
Estou a tentar anexar uma fotografia à ocorrência mas é exibido um erro, o que faço?
Os erros mais frequentes que podem surgir ao tentar inserir uma fotografia relacionam-se com o formato, ou o tamanho permitido, ou atingir o número máximo de imagens possíveis de submeter. O formato das imagens inseridas deverá ser PNG ou JPG, com um tamanho máximo de 10 MB. Para reduzir o tamanho da imagem experimente capturá-la ou guardá-la com uma resolução inferior antes de a enviar. Não são permitidas mais de 3 imagens em cada reporte de ocorrência.
Posso submeter uma ocorrência sem fotografia?
Pode submeter uma ocorrência com ou sem fotografia associada. No entanto, quanto mais informação enviar, mais facilmente poderá ser identificado o problema a resolver.
Por que é que a localização no mapa e a morada não coincidem?
O serviço de localização depende do próprio dispositivo que está a utilizar para registar a ocorrência. Por vezes é apenas possível obter um local aproximado, nem sempre é possível obter uma localização exata do local onde se encontra atualmente.
A utilização dos serviços de localização pode ser influenciada por diversos fatores que afetam a sua fiabilidade, como por exemplo, estar rodeado por edifícios muito altos, dentro dos próprios edifícios ou até o método de localização utilizado.
Se não conseguir obter uma localização atual automática, pode sempre tentar localizar de forma manual a sua posição, assinalando no mapa o ponto em que se encontra ou escrevendo a morada no campo indicado.
Porque é que não é possível obter a minha localização atual no mapa?
A obtenção da sua posição atual depende dos vários métodos de localização disponíveis no seu dispositivo.
Normalmente estes métodos requerem que seja dada autorização prévia para que a plataforma possa aceder à sua localização atual. Verifique no seu dispositivo se os métodos de localização disponíveis (GPS, rede móvel ou Wi-Fi) estão ativados e volte a tentar.
Certifique-se também que a sua localização atual é efetivamente um ponto dentro da área que define o município.
Posso reportar um problema de uma rua fora da minha área de residência?
Pode submeter ocorrências de qualquer local, dentro da cidade do Porto.
Ocorrência em estado Registada
Quando a sua ocorrência se encontra no estado Registada significa que o problema reportado foi registado na plataforma ReportaPorto.
Ocorrência em estado Em Análise
Quando a sua ocorrência se encontra no estado em Análise significa que o problema reportado está a ser revisto e validado pela Câmara Municipal do Porto.
Ocorrência em estado Cancelada
Quando a sua ocorrência se encontra no estado Cancelada significa que o problema reportado:
Foi cancelado pelo próprio utilizador ou pela Câmara Municipal do Porto a pedido do utilizador ou porque teve que ser encaminhada para tratamento noutro Sistema ou Entidade.
As razões do cancelamento serão comunicadas na notificação que vai receber.
Ocorrência em estado Inválida
Quando a sua ocorrência se encontra no estado Inválida significa a Câmara Municipal do Porto analisou o problema reportado e que a situação não se verifica no local.
Ocorrência em estado Resolvida
Quando a sua ocorrência se encontra no estado Resolvida significa que o problema reportado foi resolvido pela Câmara Municipal do Porto.